5 dicas para melhorar resultados com tráfego pago

5 dicas para melhorar resultados com tráfego pago

É realmente desanimador ter um site que não recebe visitas. Se este é o seu caso, saiba que você pode melhorar esses resultados com tráfego pago. Neste artigo, vamos listar 5 dicas que você precisa conhecer pra acertar nisso.

Mas antes de tudo, vale lembrar que nenhuma estratégia isolada é capaz de trazer grandes resultados. Ou seja, o tráfego pago pode sim, gerar mais visitas para o seu site, porém confira todos os demais requisitos indispensáveis para convencer o usuário a converter.

Isso quer dizer que, mesmo que você gere uma enxurrada de tráfego, se o seu site ou e-commerce oferecer uma má experiência para o usuário, o retorno do investimento pode ser menor do que o esperado. Mas vamos às 5 dicas:

5 dicas para melhorar resultados com tráfego pago

As dicas abaixo fazem parte de uma estratégia de marketing para tornar sua marca conhecida e gerar mais resultados com tráfego pago.

1. Conheça sua persona

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados sobre características, comportamento e dados demográficos dos seus clientes. A persona pode apresentar, também, uma espécie de história pessoal que contém seus desafios, objetivos, motivações e preocupações.

Dito isso, para alcançar resultados é necessário focar na sua persona, conhecer suas dores e descobrir por quais canais ela busca informações. Isso ajuda a definir o tipo de campanha de tráfego pago que você vai usar para gerar mais visitantes para seu site ou e-commerce.

2. Crie anúncios objetivos e verdadeiros

Um erro que deve ser evitado é a ideia de que criar anúncios muito amplos e genéricos vai trazer mais público para um site. Lembre-se da primeira dica: foque na sua persona.

Outro erro é prometer algo no anúncio e, quando o visitante acessa o site, percebe que não era nada daquilo. Esse tipo de tática pode conseguir mais visitas, mas acaba gerando o efeito contrário, pois o usuário se sente enganado.

Agora, tecnicamente falando: criar um anúncio que não cumpre o que promete só serve para elevar a taxa de rejeição da sua página de destino.

O Google Analytics define a Taxa de Rejeição como “o percentual de pessoas que acessaram o seu site através da página de entrada e não interagiram com ela”.

Resumindo, se você quer ter resultados com tráfego pago é fundamental ser verdadeiro no anúncio, pois quando a sua persona clicar nele, poderá começar a jornada de compra.

3. Lookalike para aumentar o alcance

Traduzida para o português, a palavra Lookalike significa “sósia” . Mas para o marketing digital, significa um grupo de pessoas ‘parecidas’, com características semelhantes às personas que você quer atingir com seus anúncios.

Então, se você quer atingir pessoas parecidas com o seu público-alvo, o primeiro passo é descobrir quem é esse público. Voltamos à dica número 1, concorda? Você precisa conhecer sua persona.

Descubra quais são os temas de interesse dessas pessoas, quais produtos costumam usar, qual sua motivação de compra e o seu poder aquisitivo. Depois, crie um público semelhante (lookalike) para ser impactado pelos seus anúncios também.

Veja também:

4. Envolva o seu cliente ideal com inteligência

Em 1967, Philip Kotler publicou o livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”, livro este que é considerado a bíblia do marketing.

Naquele tempo, ele já dizia que todo profissional da área precisa identificar as ansiedades e desejos dos consumidores para alcançar suas mentes, corações e espíritos.

Outro grande nome da publicidade, David Ogilvy, considerado o ‘pai da propaganda’ no livro “Ogilvy on Advertisement” traz grande sacadas sobre publicidade que vende. Veja um de seus mandamentos:

“O consumidor não é um idiota, é sua mulher. Você está insultando sua inteligência se acredita que, com um lindo logotipo e um par de adjetivos insossos vai convencê-la a comprar. Ela quer toda a informação que você pode lhe dar”. 

O que ele quis dizer com isso? Simples: se você quer fazer dinheiro com marketing, terá que respeitar sua audiência. Seja verdadeiro com o anúncio (você viu na dica 2) e dedique atenção para as informações que pretende entregar ao seu consumidor na página de destino do anúncio.

Se ele tiver que buscar essas informações em outro lugar, talvez já compre por lá mesmo e nem volte mais ao seu site ou e-commerce. Já que você quer aumentar as visitas e gerar resultados com tráfego pago, considere pensar nisso.

5. Deixe claro qual é a ação que você espera

Agora que você decidiu que quer obter mais resultados com tráfego pago, já sabe qual ação espera do usuário quando ele chegar na página de destino?

Seja claro: a pessoa impactada por seus anúncios irá se sentir menos confusa em decidir pela ação quando não houver muitas opções.

Por exemplo: se você cria um anúncio para ‘camiseta branca’, não leve o consumidor para a home do seu e-commerce achando que isso pode fazer com que ele compre de tudo um pouco. Leve-o para a página onde ele encontra todas as camisetas brancas que você vende.

Se você vende um produto único, como um curso, por exemplo, não dê muitas opções para o usuário sair navegando pelo site. Esse tipo de estratégia evita que ele se distraia e acabe esquecendo o que veio fazer ali. Deixe uma única opção, que é ser impactado pela exposição do produto, pela copy e por um botão de compra.

Concluindo, o tráfego pago pode ajudar você a atingir um público qualificado e trazer mais visibilidade à sua marca. Com a ajuda de uma estratégia bem planejada, o impacto com certeza será muito positivo.

Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de deixar mais dicas sobre o assunto, deixe um comentário! Se precisa de ajuda para alavancar os resultados de suas campanhas de tráfego pago, fale conosco.

 

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