8 dicas para otimizar campanhas no Facebook Ads

8 dicas para otimizar campanhas no Facebook Ads

Dúvidas sobre como otimizar campanhas no Facebook Ads? É fato que as regras dessa ferramenta mudam constantemente. A mais recente alteração foi ligada ao lançamento do iOS 14 da Apple, que afetou muitos anúncios e seus relatórios.

Mas apesar desses cenários, existem estratégias que podem otimizar seus resultados quando bem aplicadas, Neste artigo, vamos esclarecer alguns pontos principais que muitos iniciantes não sabem ou acabam esquecendo. Acompanhe!

Por que anunciar no Facebook Ads é importante?

Com a expansão tecnológica e a implementação da presença digital de diversas empresas, tornou-se cada vez mais necessário competir de forma online com seus concorrentes. Atingir seu público-alvo por meio de redes sociais, por exemplo, pode ser um divisor de águas para qualquer negócio.

Criado em 2004, o Facebook contempla uma audiência massiva e relevante de, aproximadamente, 1.84 bilhões de usuários ativos. Isso significa dizer que, cerca de 30% da população mundial, está presente e interagindo nesta plataforma, dedicando no mínimo 35 minutos do seu tempo para estar online, todos os dias.

Nesse sentido, podemos dizer que o Facebook é a maior rede social do mundo. Em outras palavras, analisando estes dados, é possível afirmarmos que a utilização de anúncios no Facebook Ads é uma maneira eficiente de alcançar resultados muito interessantes.

Ao anunciar no Facebook Ads, será possível fazer com que o seu negócio alcance leads de qualidade, gere tráfego e aumente os lucros.

Você deve estar se perguntando, mas e como eu faço isso corretamente? É exatamente por isso que você está aqui, para saber tudo que precisa para otimizar campanhas no Facebook Ads e alavancar o seu negócio. Vejamos então quais são as principais dicas que você deve conhecer:

Otimizar campanhas no Facebook Ads: comece com essas 8 dicas

Primeiramente, saiba que investir em anúncios e fomentar a sua empresa, nem sempre será uma tarefa fácil. É preciso estar atento a tudo o que dá certo com suas campanhas e tudo o que precisa de ações rápidas de melhoria. 

Confira a seguir como anunciar com foco no objetivo de otimizar campanhas no Facebook Ads:

#1 Configurar campanhas corretamente 

Para que a sua campanha esteja bem estruturada, trazendo retornos positivos, é essencial que você estabeleça suas metas e objetivos.

É fundamental saber sinalizá-los para a plataforma. Neste processo, você pode analisar fatos como: eu estou querendo tráfego, conversão ou reconhecimento?

Sobretudo, certifique-se de que a sua estratégia principal esteja alinhada perfeitamente com o Facebook Ads, aumentando suas possibilidades de alcance com tal ação.

#2 Crie diversos públicos-alvo e teste-os

É importante destacar que cada campanha, em específico, possua seu próprio público. Ou seja, cada campanha deve ter alguns grupos de anúncio, com públicos divergentes. 

Sendo assim, a plataforma conseguirá entregar mais anúncios e melhores resultados, incluindo o aumento no engajamento e a diminuição no custo por aquisição de clientes.

Esta é uma forma de otimizar campanhas no Facebook Ads, visto que o grupo que melhor responder e com mais facilidade se adaptar ao seu objetivo, consumirá mais orçamento.

#3 Segmentação demográfica

Para que a otimização de seus anúncios seja realizada de forma eficiente, lembre-se da segmentação demográfica. 

Uma das dicas relevantes é entender a proporção de idade, gênero e localização do seu público. Pois, muitas vezes, se a diferença entre homens e mulheres, contidos em um mesmo grupo, for muito distinta, é recomendável que crie-se duas campanhas diferentes, rodando em um orçamento proporcional.

Outro fator importante ao otimizar campanhas no Facebook Ads, é a localização. Saiba mensurar quais são os estados ou cidades que trazem resultados melhores e com menor investimento, sendo uma forma de reduzir custos e ampliar sua rede de contatos. 

#4 Sobreposição de cidades

Ao escolher as cidades onde o seu grupo de anúncios irá rodar, tenha atenção para não sobrepor cidades. Por exemplo, se existem duas localizações que fazem divisa e ambas estão com um raio de 10 quilômetros, elas irão coincidir.

Com isso, você criará concorrência consigo mesmo, aumentará os custos e tornará a campanha menos eficaz. Portanto, tenha cuidado.

#5 Certifique-se que seu público não está esgotado

É comum que o público que visualiza os anúncios no Facebook Ads estejam saturados. Com isso, os resultados passam a ser ruins e trazem retornos baixíssimos. 

Porém, para que isso não aconteça, você pode analisar suas taxas de impressões. Se esta taxa estiver em 10%, por exemplo, significa que os outros 90% já viram o seu anúncio antes, indicando um esgotamento do público.

#6 Posicionamentos automáticos

Os posicionamentos automáticos são de extrema relevância para otimizar campanhas no Facebook Ads e torná-las mais inteligentes.

Portanto, essa otimização pode impactar na queda do custo por aquisição e trazer consigo leads mais específicos e gerar dados mais coerentes. 

Além disso, por meio desta ferramenta, é possível entregar anúncios via Messenger, onde há poucas campanhas, trazendo melhores resultados e gastando menos. 

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#7 Visualização na página

Ao escolher pagar pela visualização na página, ao invés de pagar por clique no link, gera-se uma campanha de tráfego mais eficiente, precisa e otimizada em muitos casos.

Isso acontece, porque há diversas variáveis que podem contribuir negativamente ao optar por clique, como os cliques por engano, que consome orçamento sem trazer resultados. 

Sendo assim, se você está fazendo campanhas para gerar tráfego em seu site, por exemplo, a melhor opção é escolher pagar pela visualização na página. Dessa forma, seus anúncios ficam otimizados para funcionar com excelência. 

#8 Teste de público

Quando falamos em otimizar campanhas no Facebook Ads, é possível mensurarmos dados de públicos que respondem positivamente com este investimento.

Uma das estratégias que traz bons resultados é o remarketing. Ou seja, o público de remarketing é estratégico, apresentando anúncios para quem já visitou, em algum momento, o seu site.

Esta tática é funcional, pois reforça a presença digital da sua marca e o usuário lembra do seu negócio. 

Além disso, você pode criar um público de envolvimento, com as pessoas que já engajaram com as suas redes, sejam elas Facebook ou Instagram, utilizando o anúncio de forma mais específica e com um objetivo claro: ser lembrado.

Ademais, ao criar uma lista com as informações de seus atuais clientes, é possível criar grupos semelhantes, visando alcançar as pessoas certas, no momento certo.

Dicas finais sobre otimizar campanhas no Facebook Ads

A era digital veio para ficar, demandando cada vez mais adaptações aos novos padrões de compra e venda. Sabendo disso, as redes sociais podem auxiliar na presença online do seu negócio, promovendo-o e aumentando contatos qualificados, além de ampliar o reconhecimento da sua empresa.

Assim, otimizar campanhas no Facebook Ads é imprescindível para garantir eficiência e geração de resultados positivos, fazendo o caminho para o sucesso mais transparente e assertivo. 

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Se precisa de ajuda para otimizar suas campanhas com especialistas e obter mais resultados, fale conosco.

 

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