Facebook Ads para e-commerce: o que você precisa saber

Facebook Ads para e-commerce: o que você precisa saber

Os anúncios do Facebook Ads para e-commerce servem não apenas para conseguir tráfego segmentado para sua loja virtual, mas também podem ser usados em qualquer estágio do seu funil de vendas.

Isso significa que a sua marca poderá ser vista por milhares de possíveis clientes, de forma simples, rápida e muito mais econômica do que a mídia tradicional. Isso não é excelente? 

O marketing digital oferece diversas formas de divulgar um negócio. O segredo é saber quais os recursos mais interessantes, que valorizem o seu produto e tragam o retorno que você deseja. Se seu interesse é investir nas redes sociais para divulgar a sua loja, as estratégias de Facebook Ads para e-commerce podem garantir grandes resultados.

Neste artigo, damos dicas de como conseguir o fortalecimento da sua marca, engajamento com seu público alvo, ações promocionais e por fim, o aumento nas vendas através do Facebook Ads. Confira!

O que são os anúncios no Facebook Ads?

O que diferencia uma peça de publicidade de um social post comum é a indicação de “patrocinado”, que geralmente aparece destacado na parte superior da postagem. Provavelmente você já viu diversos posts com essa legenda passando pelo seu feed.

Ao utilizar esse sistema de mídia você tem a possibilidade de desenvolver, sob medida, o anúncio para a sua marca. São tamanhos e recursos variados, relacionados com o seu objetivo ao divulgar. E o melhor é que a publicidade do Facebook Ads pode contar com imagens atraentes além de textos. 

Veja também:

Qual o seu principal objetivo com o anúncio?

Aí é que está uma das principais estratégias do Facebook Ads para e-commerce: ele permite definir claramente o objetivo do anúncio, para que a rede social te ofereça o serviço do jeito que você pensou. 

Dica importante: a premissa para definir o objetivo do anúncio é conhecer muito bem o público-alvo e as suas necessidades. Sem saber para quem você está anunciando, fica muito difícil se conectar com o cliente em potencial e obter engajamento. 

Mas como fazer isso? A explicação caberia em um novo artigo, mas podemos adiantar que cair em coisas como “praticamente todo mundo serve” ou “qualquer pessoa se interessa pelo meu produto” é um grande erro. Por isso, invista no processo de conhecer uma ou mais personas que utilizam seus serviços ou comprariam seus produtos, mesmo que pareça trabalhoso num primeiro momento.

Depois de obter esse dado, o próximo passo é definir o foco do anúncio no Facebook Ads. Dentre tantos objetivos estão:

  • Engajamento com a publicação;
  • Curtidas na página;
  • Cliques no link que leva ao site;
  • Conversões de vendas.

No momento de criar o anúncio, você deverá informar o objetivo e o Facebook faz o trabalho: otimiza a exibição do seu anúncio para usuários que estejam relacionados aos interesses, comportamentos e ou regiões que você pré-definiu.

Atualmente existem 3 categorias principais de anúncios do Facebook, que são divididas em objetivos: 

  1. Reconhecimento de marca: Impulsiona a marca, fazendo com que as pessoas interessadas se lembrem dela no futuro;
  2. Consideração (tráfego): Quando o foco está em estimular o clique no link do anúncio, curtidas, comentários e compartilhamentos, instalação de aplicativos, visualização do vídeo, captação de leads e utilização do recurso de mensagens (Whatsapp, Messenger) dos clientes com a loja;
  3. Conversão (alcance): Estimular a venda, utilizando estratégias como impulsionamento do catálogo dos produtos do seu negócio, por exemplo.

Como segmentar o público-alvo no Facebook Ads

Outro recurso que a ferramenta permite é segmentar o público-alvo. Nesta etapa você já conhece o perfil de quem consome o seu produto ou conteúdo e o que falta é informar isso ao Facebook Ads.

Você vai se deparar com uma infinidade de filtros que vão contribuir para que o seu anúncio chegue ao cliente em potencial. Confira abaixo algumas possibilidades de filtro:

  • Localidade;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Idioma;
  • Estado de relacionamento;
  • Educação;
  • Trabalho;
  • Família;
  • Política;

4 dicas para obter melhores resultados no Facebook Ads para e-commerce

Vamos compartilhar algumas dicas bem diretas que você pode aplicar facilmente para aumentar as vendas do seu e-commerce usando o Facebook Ads. Veja como fazer os melhores anúncios possíveis:

1. Use imagens incríveis nos anúncios

Lembre-se que as pessoas tendem a passar rápido pelos seus feeds do Facebook. Então você precisa imagens que se destaquem em meio a tudo o que as pessoas estão vendo.  Dicas para isso:

  • As imagens devem ser coloridas e chamativas;
  • Evite usar as mesmas cores do Facebook nas imagens (azul e branco), porque correm o risco de não serem notadas;
  • Imagens de pessoas felizes sempre chama atenção. Melhor ainda se elas aparecerem usando o seu produto;
  • Confira se a imagem que você escolheu tem o tamanho adequado para o tipo de anúncio.

2. Instale o pixel do Facebook no seu e-commerce

Essa etapa é fundamental para conseguir ver as ações de clientes provenientes do Facebook no seu e-commerce. Isso também ajuda o algoritmo a identificar quais são os melhores anúncios para seu público, possibilita criar campanhas de remarketing e/ou recuperação de carrinho.

3. Crie um público personalizado para quem já viu seu produto antes

Acredite, poucas pessoas vão comprar seu produto da primeira vez que entrarem no seu site. Pesquisas revelam que 98% dos visitantes do seu site não vão comprar nada em sua primeira visita.

Mesmo que você crie um anúncio de Facebook persuasivo e que atinja o público perfeito, existem muitas razões pelas quais as pessoas não vão comprar na primeira visita. Mas tudo bem, pois sempre que alguém olhe sua página de produto, você sabe que está interessada nele.

Por isso é importante criar um público personalizado apenas para pessoas que já viram a página do seu produto. Afinal, isso ajuda a transformar esses visitantes em compradores. Mas lembre-se de excluir quem já é cliente desse público, pois não seria interessante oferecer o mesmo produto o tempo todo para quem já comprou.

4. Monitore o abandono de carrinho

Em média, 70% dos visitantes que adicionam um item ao carrinho vão abandoná-lo antes do checkout. Esse é um enorme potencial em vendas que você não pode deixar de notar. Afinal, você já sabe que essas pessoas consideram comprar seu produto, mesmo que não seja neste exato momento. Provavelmente, elas só precisam de um ’empurrãozinho’.

Para fazer o remarketing utilizando o Facebook Ads para e-commerce,  você pode monitorar pessoas que tenham visitado sua página do produto e que adicionaram itens ao carrinho, mas o abandonaram antes do checkout.

É possível, por exemplo, criar um anúncio perguntando se elas esqueceram de comprar o item. Utilize a imagem do item abandonado e um link para finalizar a compra de um jeito fácil.

Conclusão

O Facebook Ads é um grande parceiro dos donos de e-commerce. O mercado online tem estado cada vez mais competitivo, por isso, saber usar ferramentas como essa coloca sua loja em um patamar privilegiado.

Com as dicas que compartilhamos certamente o seu negócio iniciará uma nova jornada. Se precisar de ajuda para gerar tráfego segmentado, utilizando estratégias com foco em resultados, fale conosco!

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