Instagram Shopping: como criar sua loja e dicas para vender mais

Se você deseja vender seus produtos nas redes sociais, vale à pena saber mais sobre o Instagram Shopping. O novo recurso diminui o trajeto do consumidor até o checkout e gera mais vendas instantâneas entre seus seguidores.

Provavelmente, como usuário do Instagram, você já viu um novo ícone no rodapé do aplicativo que representa uma bolsa ou sacola de compras. Neste artigo, vamos desmistificar o Instagram Shopping e dar algumas dicas pra você vender mais através desse recurso.

Vale à pena investir no Instagram?

Se você ainda não está convencido sobre se vale è pena ou não investir no Instagram, vamos ver alguns números interessantes sobre a plataforma, segundo uma pesquisa da Opinion Box:

  • O Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e continua crescendo;
  • São 500 milhões de usuários ativos diariamente, sendo que 84% deles acessa a rede pelo menos uma vez por dia;
  • O Brasil é o 2º pais em número de usuários de Instagram (atrás apenas dos Estados Unidos);
  • 75%  dos usuários já usaram a rede para participar de concursos, sorteios e promoções ou para interagir com as marcas;
  • Apenas 16% deles usam o Instagram para divulgar suas próprias marcas, serviços ou produtos.

Instagram está priorizando as lojas online

De fato, o Instagram está priorizando as lojas online. Tanto que o ícone do e-commerce (representado por uma sacola) hoje fica localizado na parte inferior da tela do aplicativo, facilitando as compras para os usuários na plataforma.

Isso porque, segundo dados do Instagram Business:

  • 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa;
  • Duas em cada três pessoas entrevistadas disseram que o Instagram permite a interação com as marcas;
  • 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.

Instagram-Shopping

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso da rede social para que os varejistas possam colocar links de produtos nas fotos publicadas no seu feed.

O recurso funciona de maneira similar às etiquetas de preço, ou seja, cada item mostrado nas fotos pode receber uma tag com o nome e o valor do item disponível para venda.

O diferencial disso é a possibilidade de criar uma pequena loja no seu perfil no Instagram. Assim, o usuário pode clicar diretamente nessa aba e acessar o feed com todos os produtos que a loja tem, evitando ter de procurar esses itens entre as postagens tradicionais da marca.

Por que usar o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping oferece uma oportunidade de publicidade muito eficaz e ainda otimiza o processo de compra. Afinal, ao mesmo tempo em que mostra seus produtos, oferece a oportunidade de adquiri-los instantaneamente.

Além disso, essa ferramenta possui uma série de recursos interessantes, como:

  • O Instagram Shopping é uma ferramenta totalmente segura sem riscos para os dados do comprador;
  • Se esse usuário está rolando o feed e encontra um produto que gosta, é muito mais fácil realizar a compra ali mesmo;
  • É possível usar a rede social como uma vitrine que atrai público qualificado para visitar o site da marca.

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping oferece diferentes formas de visualização e de compra de produtos, para que empresas de todos os portes possam usar a ferramenta. Então, vejamos quais são algumas dessas formas de divulgar seus produtos:

1. No feed

Nesse caso, você pode postar as fotos de produtos normalmente, inserindo as marcações de nome e preço. Quando clica nessa tag, o usuário é direcionado a um ambiente com mais fotos do item, sem sair do Instagram.

Logo abaixo, aparece um novo feed de postagens como “Mais dessa loja”. Nele, aparecem somente com os posts que possuem tags de produtos e um botão de Destaques que encaminha o usuário para o site da marca a fim de concluir a compra.

2. Nos Stories

Da mesma forma que é possível marcar pessoas, quem tem o Instagram Shopping habilitado pode usar as tags de produtos. Ao clicar sobre essas tags, o usuário é direcionado para a página do item, do mesmo jeito que acontece com o uso no feed.

3. Nos filtros de realidade aumentada

Outro recurso é a integração de recursos do Instagram Shopping a filtros de realidade aumentada.

Nos Stories, esses filtros ficam disponíveis para os usuários testarem determinado produto. Geralmente são muito usados para experimentar acessórios como chapéus e óculos, itens de decoração para casa, etc.

Instagram Shopping a filtros de realidade aumentada

A ideia é tornar realmente possível simular o uso do produto de interesse. E, aliás, nesse mesmo filtro existe uma tag que leva à página de compra, geralmente através de um botão “Compre o seu agora” que aumentam as chances de conversão.

Instagram Shopping para quem não tem site

Mesmo que você seja um pequeno empreendedor e ainda não tenha um site ou optou por negociar apenas pela plataforma, o Instagram Shopping também pode trazer benefícios através de uma estrutura enxuta mas funcional.

Na página de informações do produto, você pode inserir um link direcionando o usuário através de um botão de checkout para conclusão da compra dentro do próprio Instagram, sem ir para nenhuma página externa.

Veja também:

Como começar uma loja no Instagram?

Se você deseja começar uma loja no Instagram, antes de tudo verifique se o perfil da sua empresa se enquadra nos requisitos básicos exigidos pelo Instagram Shopping, que são os seguintes:

  1. A conta precisa ser comercial e estar conectada a uma página no Facebook;
  2. A loja precisa estar em um dos 46 países contemplados (sim, o Brasil está nessa lista);
  3. A loja precisa cumprir as políticas comerciais do Instagram;
  4. A loja deve vender bens materiais (não serviços);

Esclarecidos esses pontos, vejamos o passo a passo de como ativar uma loja no Instagram:

Passo 1) Conecte o perfil do Instagram para Negócios ao catálogo do Facebook

Para isso, vá até a sua página do Facebook e clique na aba “Loja”. Em seguida, siga as etapas abaixo:

  1. Clique em configurar loja;
  2. Insira o endereço da loja e escolha qual é a moeda para preços;
  3. Use o e-mail utilizado para a página do Facebook para entrar na loja;
  4. Selecione as taxas relacionadas a seu país e estado;
  5. Finalize a configuração e comece a cadastrar seus produtos.

Passo 2) Aguarde a revisão de conta

Feito o cadastro, basta esperar o processo de revisão. O Instagram vai revisar os produtos que você inseriu no cadastro. Isso será feito antes de liberar a marcação dos itens nos seus posts e nos Stories e de criar a aba da loja no seu perfil.

Esse processo pode levar dias, mas você será notificado assim que puder começar a usar os recursos do Instagram Shopping.

Passo 3) Revisão aprovada? Comece a postar produtos

Se a revisão for positiva, você já pode começar a cadastrar os produtos. Pra isso, basta escolher a foto e seguir o passo a passo normal de sempre.

A diferença é que você vai notar que agora existe a opção de adicionar a tag de produto. Selecione essa opção e, em seguida, coloque o nome do produto, o preço e as fotos adicionais.

O processo é parecido também para publicar seus produtos nos Stories. Basta subir a foto e, nas opções que você já conhece para stickers, você encontrará um ícone com a sacola de compras e a opção “Produto”. Basta cadastrar o item que deseja vender e inserir as informações principais.

Dicas para loja virtual no Instagram: como vender mais

Aqui temos algumas dicas para vender mais pelo Instagram Shopping. Por exemplo:

  • Criar pelo menos 9 posts na loja do seu perfil comercial para poder ativar a guia de compras;
  • Marcar o máximo de produtos possível nas imagens, para levar o público a navegar pela sua loja;
  • Divulgar sua loja no Instagram através dos Stories;
  • Usar a criatividade em variados formatos de posts para chamar atenção dos consumidores para o seu produto;
  • Tomar cuidado para não errar nas marcações dos produtos nas imagens.

Mas além disso, veja outras dicas bem importantes:

1. Aposte no Instagram Reels

Esse recurso permite que os produtos sejam marcados para serem descobertos pelos usuários que estão navegando pela plataforma. Se você adicionar tags de produto em “Momentos”, eles poderão ser descobertos no feed de Momentos, feeds de hashtag e feed Explorar.

Espie o TikTok para se inspirar em outros criadores de Momentos. As estratégias que estão nos Reels geralmente tem sido inspiradas no TikTok.

2. Priorize os vídeos no Instagram

As vantagens de usar vídeos no Instagram são enormes, porque o simples movimento que um vídeo possui  faz com que, muitas vezes, as pessoas parem para assistir e deixem de ir para o feed.

Algumas estratégias para criar vídeos para Instagram Shopping:

  • Crie vídeos de instruções para seu público aprender a usar determinado produto;
  • Mostre os benefícios dos produtos;
  • Crie vídeos respondendo às perguntas mais frequentes sobre os produtos;
  • Varie o formato, entre histórias, IGTV, carreteis, para que o usuário consuma essas informações no formato que preferir.

Conclusão

Usar o Instagram Shopping pode trazer muitos benefícios para o seu e-commerce. Afinal, com ele você tem recursos que permitem a criação de uma vitrine virtual dentro da própria rede social.

Assim, os seguidores da sua marca podem navegar mais tempo pelo seu e-commerce e acabar comprando mais produtos. Claro que, antes disso acontecer, você precisa ter uma boa quantidade de seguidores e gerar tráfego para o Instagram Shopping.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Se precisa de ajuda para alavancar as vendas da sua loja através de campanhas de tráfego pago para Instagram, entre em contato conosco.

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