O e-commerce não é loteria. E-commerce é investimento de longo prazo.

O e-commerce não é loteria. E-commerce é investimento de longo prazo.

Essa comparação com o mercado financeiro pode parecer exagerada em uma primeira análise, mas quando se conhece o ambiente das vendas online, assim como o mercado de investimentos, não é difícil traçar um paralelo entre eles.

Vender online não é para apostadores. O ambiente do e-commerce costuma favorecer quem investe de forma constante e estratégica.

Depois de muitos anos trabalhando com o desenvolvimento de projetos de e-commerce, já consegui identificar vários perfis de lojistas que buscam nas vendas online um caminho para seus negócios:

#1 O especulador

Tem aquele que nunca vendeu nada na vida, e ouviu falar que o e-commerce dá dinheiro.

Geralmente ele não tem dinheiro para investir e fica pesquisando tudo que encontra sobre e-commerce, sem nunca entrar no jogo. Eu chamo esse perfil de especulador

#2 O ingênuo

Tem também aquele que tem uma loja física e acha que é só cadastrar os produtos na loja online e sair vendendo. Clamo esse perfil de ingênuo

#3 O apostador

O terceiro perfil que quero registrar aqui é o apostador.

Ele tem um capital para investir, mas não gosta muito de estudar o mercado e seu único objetivo é ganhar (ver o e-commerce dar dinheiro).

Costuma colocar todas as fichas no mesmo número (com base em alguma referência ou vídeo que viu no YouTube) e nunca mudar a estratégia.

Até busca parcerias com profissionais, mas estes devem seguir suas ordens, pois ele “sabe as manhas”.

#4 O investidor

O quarto e último perfil é o mocinho dessa história, o investidor.

Assim como no mercado de capitais, o investidor sabe que quanto mais ele estuda e aplica os aprendizados, mais perto está de alcançar seus objetivos (que são devidamente mapeados e documentados).

Ele não tem pressa, pois sabe que investir é um trabalho de longo prazo, e que a disciplina e frequência são seus maiores aliados nessa caminhada.

Conclusão

Antes de qualquer coisa, é importante entender como você se comporta hoje em relação ao e-commerce.

Caso ainda não tenha adquirido uma postura de investidor, avaliar o que você precisa fazer para se adequar às regras do jogo, para que o seu negócio online tenha de fato potencial para alcançar os resultados esperados. Do contrário, melhor você apostar na mega-sena 😉


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