Por que meu anúncio não está aparecendo no Google? Entenda o que acontece.

Por que meu anúncio não está aparecendo no Google? Entenda o que acontece.

Todo gestor de tráfego já se deparou com essa pergunta do cliente: porque meu anúncio não está aparecendo no Google?

Isso é muito comum, mas só acontece porque o cliente muitas vezes não conhece o funcionamento das ferramentas de anúncios. Afinal, ele precisa cuidar da gestão do negócio e não tem tempo para ficar estudando as centenas de minúcias e aspectos técnicos do Google Ads.

Se você entrou aqui agora, justamente pra entender melhor porque os anúncios não estão aparecendo, esta é sua oportunidade de conhecer os principais motivos disso. Vamos lá?

Seu comportamento influencia nas respostas do Google

Quando você abre seu navegador para pesquisar por algo no Google, logo aparecem os resultados e alguns anúncios relacionados a essa pesquisa, certo? Mas você sabia que você não vai ver os mesmos anúncios toda vez que fizer essa mesma pesquisa de novo?

Faça um teste: Se você abrir uma nova página no seu navegador e pesquisar exatamente a mesma coisa por uma, duas ou três vezes, aqueles anúncios que apareceram antes já não estarão aparecendo mais…

Isso acontece porque o Google Ads vai fazer uma espécie de rodízio de anúncios, até descobrir qual deles você estaria mais interessado para clicar. Mas não é só isso: esse rodízio existe também para que o Google possa dar oportunidade aos outros anunciantes que oferecem produtos ou serviços semelhantes.

O seu histórico de navegação também influencia muito nos anúncios que irão aparecer na sua tela. Assim, os anúncios aparecem com um certo intervalo de tempo e não toda vez que você abre o navegador para pesquisar.

Lembre que não seria nada legal se o Google Ads gastasse todo o orçamento de um determinado anunciante em questão de minutos, insistindo em mostrar anúncios para usuários que não tem interesse neles.

Por que o anúncio não está aparecendo?

Como você viu acima, os algoritmos do Google são muito inteligentes pra identificar, no seu histórico de navegação, tudo aquilo de que você gosta ou não.

Mas não é só o seu histórico de navegação que define por que um anúncio não está aparecendo. Há outras questões que também influenciam diretamente nisso:

  • Orçamento abaixo do recomendado para veiculação de anúncios em determinado segmento;
  • Baixo índice de qualidade do anúncio (muito a ver com problemas na página de destino do seu site);
  • Palavras-chave escolhidas incorretamente por qualquer motivo;
  • Região escolhida para que os anúncios apareçam;
  • Público segmentado para quem os anúncios devem ser mostrados;
  • Horário definido para que os anúncios apareçam ou não…

E por aí, vai… Ou seja, as variáveis que fazem com que um anúncio apareça ou não pra você são muitas.

Duas dicas para melhorar a visibilidade dos anúncios

Antes de mais nada, se você não leu o conteúdo que trata sobre quanto investir no Google Ads, recomendo que dê uma passada por lá e avalie se algum dos pontos destacados nele estão impactando negativamente a entrega do seu anúncio ou campanha.

Fora isso, aqui estão alguns pontos que podem influenciar na visibilidade do seu anúncio. Portanto, comece por eles:

1. Acerte nas correspondências de palavras-chave

As ‘palavras-chave’ são termos que os usuários digitam (ou falam) em sua busca e que podem acionar o anúncio da sua campanha.

Durante a criação de uma campanha no Google Ads, particularmente no que chamamos “Rede de Pesquisa”, colocamos as palavras-chave que fazem sentido para o produto ou serviço que será anunciado. Pegou até aqui?

Quando definimos essas palavras-chave para os anúncios, temos a possibilidade de criar o que chamamos de ‘correspondências’. Como funciona isso? Por exemplo:

Quero que meu anúncio apareça para usuários que pesquisam sobre “consultoria de tráfego”, mas não tenho certeza qual é a melhor palavra chave para isso. Então crio correspondências de palavra-chave.

Analisando o exemplo que acabei de mostrar, posso utilizar as seguintes correspondências possíveis:

Correspondência ampla modificada
+consultor +tráfego
(Essa variação está saindo do catálogo, o Google está atualizando para a correspondência de frase).

Correspondência de frase
“consultor de tráfego”
Anúncios podem aparecer em pesquisas que incluem o significado deste termo.

Correspondência exata
[consultor de tráfego]

Essa não tem como escapar, ela é exata! O anúncio vai aparecer para termos pesquisados que forem exatamente iguais a essa correspondência.

2. Cuide bem do índice de qualidade dos anúncios 

Aqui no Consultor de Tráfego, temos uma parceria com a Rankeeamos, uma empresa focada em SEO e na experiência do usuário. Há um tempo atrás, em uma consultoria, a Rankee nos disse uma coisa muito sensata e que faz muito sentido: “O Google quer entregar a melhor experiência para o usuário dele”.

Diante disso temos algo que o próprio Google Ads exige: o tão temido índice de qualidade.

Resumindo, quanto mais sentido o seu anúncio for para o usuário, e o quanto mais eficiente for a experiência desse mesmo usuário na sua página de destino (seu site), maior será o índice de qualidade das suas campanhas no Google Ads.

Quando maior esse índice, mais sucesso sua campanha terá. Quanto menor esse índice, mais trabalho ela dará e menos sucesso será possível alcançar.

Como fazer isso? Comece sendo transparente com a busca do usuário! Se a palavra-chave ‘Consultor de Tráfego’ ativou meu anúncio, então o meu anúncio deve conter um conteúdo e uma página de destino relevantes para o usuário.

Pegou as ideias? Isso que você leu aqui é o que chamamos de ‘básico’, pra que pudesse conhecer alguns aspectos que determinam porque um anúncio não está aparecendo.

Em breve teremos mais conteúdos sobre como tornar seus anúncios no Google Ads mais eficientes.

 

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